joaquim-salvador-novo-mundo

Seria o papel de Joaquim em “Novo Mundo” mocinho ou personal salvador?

Joaquim (Chay Suede) apareceu em “Novo Mundo”, atual novela das seis da Globo, como um mocinho pouco convencional. Logo nos primeiros capítulos ele teve que sair vazado de Portugal porque estava sendo procurado pela polícia (por um crime que não cometeu, que fique claro, ele é um mocinho) e acabou parando num navio com destino ao Brasil onde conheceu o grande amor de sua vida, Anna (Isabelle Drummond).

Assim que a novela começou, Joaquim era um tipo bastante sedutor. Tanto por ser interpretado por Chay Suede – tão bonito o rosto, quanto por ser um cara interessante, brincalhão, capaz de vencer a princesa Leopoldina (Letícia Colin) em uma mesa de bilhar no meio de um navio em movimento. Mas depois, sabe-se lá o que aconteceu, Joaquim deixou de ser o mocinho irreverente que começamos a amar pra se tornar um mocinho onipresente que é capaz de salvar todos os personagens principais de situações de perigo. Ali no navio mesmo ele uma vez já salvou a princesa Leopoldina.

Passado um tempo, desde que voltou com um penacho na cabeça de uma tribo de paz, Joaquim já salvou tanta gente que fica o questionamento: Joaquim é um mocinho de novela ou um personal salvador dos personagens principais? Ele salvou D. Pedro (Caio Castro) de uma briga logo que voltou para o Rio de Janeiro, brigou com Thomas (Gabriel Braga Nunes) quando foi necessário, dia desses lutou no palácio contra Avilez e impediu que algo mais sério acontecesse e salvou a vida de Anna em uma manifestação.

joaquim-salvando-anna

Fosse só isso ainda estava bom, mas spoilers dão conta que será também Joaquim a salvar a vida de Anna e o bebê nos próximos capítulos da novela. Anna vai estar passando perrengue entrando em trabalho de parto em um lugar que não era pra ter bebê e vai ser Joaquim, que aprendeu com os índios como fazer parto, que vai trazer a criança de Anna ao mundo. Assim, ele vai salvar a vida de sua amada e de sua filha – que ele não sabe que é sua filha, porque clichê pouco em novela é bobagem.

Nada contra um mocinho que está aí para garantir a segurança dos personagens – ele é tão bom nisso que virou chefe de segurança de D. Pedro – mas tem hora que parece que pesaram um pouco a mão nessa disposição toda que Joaquim tem de salvar qualquer personagem importante de situação de perigo iminente. A mocinha está quase morrendo? Joaquim está lá. A mocinha vai ter um filho e não tem quem faça o parto? Joaquim está lá. D. Pedro está passando perrengue? Joaquim está lá. Thomas está fazendo um plano muito louco para prejudicar alguém? Joaquim impede. Joaquim é uma espécie de Power Ranger do Brasil Império que chega nos lugares onde alguém precisa de ajuda sem ao menos receber um chamado em seu reloginho especial.

Eu mesma, se fosse um personagem principal de “Novo Mundo”, não teria medo de executar as atividades mais perigosas como pular de um penhasco ou entrar em um mar repleto de tubarões simplesmente pela certeza de que Joaquim apareceria no éter para me salvar. Como bem disse um leitor nosso aqui em um dos comentários, não nos espantaria se fosse Joaquim ele mesmo a declarar a independência ou pelo menos a sugerir a D. Pedro que ele fizesse isso.

“Novo Mundo” começou bem, é inegável, mas essas rocambolices no enredo deixam a gente meio com o pé atrás. Como dissemos no nosso último podcast, clichê em novela é bom, mas se usado com parcimônia. E parcimônia é justamente o que tem faltado à novela das seis nos últimos tempos. Principalmente no que diz respeito a valentia de Joaquim e o romance dele com Anna.

Larissa Martins

Fala muita bobagem, escreve sobre quase qualquer coisa e sabe tudo sobre a temporada da vagabanda de malhação.

Você pode gostar...

Comenta Aí!

23 Resultados

  1. Lu disse:

    Acho que o exagero no heroísmo do Joaquim,é para encher linguiça,já que sem isso ele não teria mais nada para fazer na novela.Mesmo assim é uma novela ótima ,com figurino deslumbrante,bom elenco,e muito divertida.Adoro o núcleo dos taberneiros porcos.As cenas são hilariantes.

  2. Nat disse:

    O que mais me interessava na novela era a parte histórica, mas ela está sendo toda jogada nas mãos do Joaquim. Anna está sem relevância (afinal de contas, qual é o interesse do Thomas nela? Não pode ser apenas um empecilho para a união dos protagonistas, me recuso!) e aparece com aquele sotaque horrível para suspirar pelos cantos ou conversar com a princesa sobre o Joaquim. Sério mesmo? ZZzzZzzZzz…

    E concordo com o que já foi comentado aqui, foi um baita desfavor colocar Chay para ser a voz do povo indígena. Até quando essas pisadas na bola serão dadas? Será que Novo Mundo tem salvação?

    Outra coisa que me incomoda é o nome da novela ser Novo Mundo, sendo que, se não estou enganada, esse nome foi dado à parte norte-americana. Ok, foi no continente como um todo, mas com foco na hoje terra do tio Sam. Não sei, ainda estou com essa pulguinha atrás da orelha xD

    Até!

  3. Ricardo Becker Maçaneiro disse:

    Quanto à declaração de independência (que na verdade foi assinada pela Leopoldina e o Dom Pedro só disse amém) não sabemos ainda mas não é que foi o Joaquim que pediu a Dom Pedro que dissesse que pelo bem e estado geral da Nação que ficava…

  4. Iara disse:

    Tenho uma relação mediana com Novo Mundo.
    Eu até gosto, mas acho os dois protagonistas um porre. Além do sotaque da Isabelle estar insuportável de ouvir (até Caio Castro já conseguiu se virar com o dele), o romance da Anna e do Joaquim é muito zzzzzzz. Meloso e dramático demais. Romance e amor da minha vida forçaaaado.
    Sem falar que a temporada nele na tribo deu uma vergonha alheia. Merecia um pedido de desculpa as populações indígenas do Brasil.
    Mas tirando o casal, ela é até boazinha de acompanhar. Pena que eles tinham que ser os protagonistas.

  5. Marcio disse:

    O Marcos de Mulheres Apaixonadas era de arrepiar, dava medo de olhar cara a cara, e nem todo vilão deve ser carismástico,tem que serem desglamorizados mesmo, ainda mais os vilões com pegadas realísticas, lógico que deve ter para todos os gostos e tribos, de carismático tinha o Felix apesar de ter se redimido fez monstruosidade durante a novela, e teve o Leo de Insensato Coração que as cenas dele era embalada por Rolling Stone, Teve o Olavo de Paraíso Tropical, também acho as vilãs melhores que os vilões, mas também tem muitos vilões de peso, é inegável!!!!!!!

  6. Marcio disse:

    O Marcos de Mulheres Apaixonadas era de arrepiar e acho que nem todo vilão é pra ser carismático e nem cheio de glamour, é pra ser vilão que dê medo de olhar cara a cara, mas claro vilões é pra ter para todos os gostos, de vilão carismático teve o Félix apesar dele ter se redimido ele fez monstruosidade durante a novela, teve o Leo de Insensato Coração, que as cenas deles eram cheias de sarcasmo e irônia embala na músicas dos Rolling Stone, você se lembra de alguns que eu citei, eu também acho as vilãs melhores que os vilões, mas também tem vilões de peso, isso é inegável!!!!!!!!!!!

  7. Andrew disse:

    Não curto muito essa novela, os personagens coadjuvantes tem bons enredos até,mas os protagonistas são um porre de chatos e clichê.Quem dera a Anna se apaixonasse pelo Thomas e esquecesse o insuportável Joaquim que que ser herói de tudo.Falando nisso, que ignorância da Globo em colocar um ator branco no lugar de fala de indígenas,pq não um índio pra liderar?Parece que ele por ser branco tem uma inteligência superior e tem que estar ali pra mediar conflitos e dizer o que os índios tem que fazer.Aliás até o fim dessa novela Joaquim vai se enfiar em todos os núcleos pra dizer o que os personagens tem que fazer e pagar de salvador da Pátria e isso tudo pra mascarar o fato de que o personagem em si é fraquíssimo e muito mal desenvolvido.Outra coisa chata é a Globo com essa insistência de repetir pares românticos de outras novelas e o pior é que esse do Chay Suede e da Isabelle nem deu certo,”A lei do amor” já começou a perder audiência logo na primeira semana enquanto os dois ainda estavam na trama.

  8. Maxhemyliano disse:

    Cade o CoisasCast dessa semana pelamor? Alguem se manifeste!

  9. Mariana disse:

    Qdo o vilão é o Gabriel Braga Nunes acho ótimo. Ele arrasa como vilão. Só acho terrível qdo o mocinho é o tal de Chay Suede , sem sal, sem graça e sem expressão e a situação só piora qdo o mocinho mirradinho vence tudo e todos.

    • Tai disse:

      Putz pensei q só eu odiasse esse homem como vilão. Tenho uma certa antipatia com esse ator parece q toda novela q ele faz sempre faz o mesmo papel. Sem falar q toda novela q ele está sempre eh ruim.

  10. Carol disse:

    Eu to adorando tanto essa novela e o clima aventureiro que nem me toquei nessa forçação de barra pro Joaquim ser o salvador.

  11. Biel disse:

    Sei que novela é uma obra de ficção, sem compromisso com a realidade, mesmo se tratando de uma novela ambientada numa época que realmente existiu, mas a forçação de barra pra enfiar o Thomas goela abaixo é um saco, a Domitila vai se aproximar do Don Pedro a partir de uma armação do vilão. Eu já não vejo mais graça nessa novela, me decepcionou até meu último fio de cabelo. Novela em que o vilão é homem já é um porre, ainda mais quando asas vilão é o Gabriel Braga Nunes

    • french disse:

      Pensei que so eu odiava novelas tendo como vilão principal um homem

      • Marcio disse:

        Por quê novela com vilão masculino é um porre e chato???? Na maioria das novelas as vilãs são mulheres, homem não pode ser vilão??? É difícil encontrar novela com um vilão e não uma vilã, Mas tem o Renato Mendes, o Marcos( Celebridade), Clóvis( O Profeta) Tony( Da cor do Pecado) Ramalho( Bicho do Mato), Alexandre( A Viagem), Guipson( A Regra do Jogo) e o Leôncio( A Escrava Isaura) e entres outros!!!!!!!!

        • Biel disse:

          Vilões homens não tem carisma e geralmente fazem maldades gratuitas

          • Marcio disse:

            O Marcos de Mulheres Apaixonadas era de arrepiar, dava medo de olhar cara a cara, e nem todo vilão deve ser carismástico,tem que serem desglamorizados mesmo, ainda mais os vilões com pegadas realísticas, lógico que deve ter para todos os gostos e tribos, de carismático tinha o Felix apesar de ter se redimido fez monstruosidade durante a novela, e teve o Leo de Insensato Coração que as cenas dele era embalada por Rolling Stone, Teve o Olavo de Paraíso Tropical, também acho as vilãs melhores que os vilões, mas também tem muitos vilões de peso, é inegável!!!!!!!”!

    • Andrew disse:

      Você obviamente tem uma antipatia com o ator que faz o Thomas e não com o enredo da novela em si o que é extremamente ignorante da sua parte.

    • Tai disse:

      Putz pensei q só eu odiasse esse homem como vilão. Tenho uma certa antipatia com esse ator parece q toda novela q ele faz sempre faz o mesmo papel. Sem falar q toda novela q ele está sempre eh ruim.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *