emmy-internacional-totalmente-demais-velho-chico

“Totalmente Demais” e “Velho Chico” são as apostas da Globo para o Emmy Internacional

Finalmente foram divulgados os indicados para o Emmy Internacional, premiação que é o Melhores do Ano do Faustão da televisão mundial. Vários programas brasileiros conseguiram um espacinho na lista de indicados, como Adriana Esteves, o “Tá no Ar” e a minissérie “Justiça”, mas a gente quer discutir mesmo é a categoria de melhor telenovela porque sempre é a que mais dá treta.

Quatro novelas competem esse ano pelo título de melhor folhetim internacional, e os indicados não trazem muita surpresa. O Canadá será representado por mais uma temporada de “30 Vies”, que nada mais é que uma “Malhação” do país que inclusive teve os direitos comprados pela Globo para se transformar numa “Malhação” nossa, e a Turquia está lá com “Kara Sevda”, provavelmente mais uma novela de nome estranho que a Band deve estar se coçando para comprar. Como em outros anos, temos duas novelas brasileiras vão disputar o título com grandes chances: “Totalmente Demais” e “Velho Chico”.

totalmente-demais-eduardo-cunha-08

De um lado temos uma novela simples, mas de grande aceitação do público que foi “Totalmente Demais”, uma espécie de Cinderela moderna que arrastou durante meses uma competição (mais ou menos como é o “MasterChef Brasil”) e conseguiu nos fazer torcer por algum personagem de Marina Ruy Barbosa.

Do outro lado do ringue está “Velho Chico”, a melhor novela segundo o público que não assistiu. Elogiadíssima pela primeira fase, pela fotografia e pela inovação, a novela teve uma segunda fase horrível com dramas de mangas envenenadas que acabou marcada pela morte do protagonista Domingos Montagner (que se foi levado pelo próprio rio que dá nome à novela, numa daquelas coincidências macabras).

resumao-nova-fase-velho-chico-08

Caso você tenha chegado agora nessa belo universo do Emmy Internacional, vale avisar que a premiação não é dada necessariamente para a melhor novela, e sim pela emissora que consegue fazer o melhor trailer de sua trama (sim, pois os jurados têm mais o que fazer do que assistir a duas centenas de capítulos de cada uma das indicadas).

E também vale lembrar que nem ao menos é a melhor novela do mundo, porque coincidentemente o Emmy só indica novelas produzidas por empresas parceiras da premiação (por isso não rola novela da Record ou do SBT). No fim, o prêmio só serve para ajudar a emissora a vender novela no exterior e para ganhar uma matéria no “Jornal Nacional”. É isso.

Fábio Garcia

Nunca tive a chance de falar "como vai, Galisteu?".

Você pode gostar...

Comenta Aí!

39 Resultados

  1. Iara disse:

    Velho Chico merece a indicação. E foi uma das melhores sim… e ainda bem que assisti para dizer isso com propriedade XP. E alguns dizendo que está aí pq o Domingos morreu. Minha gente, e os críticos do Emmy eram tão fãs do Domingos assim para levar isso em consideração? Ou supersticiosos? Ou só leram aquela notinha de curiosidades junto com a ficha técnica. Espero mesmo que leve.
    A indicação de Totalmente Demais foi uma surpresa, apesar da Eliza ostentar marcas internacionais em sua transformação, a produção não era algo de encher os olhos e o roteiro poderia ter sido melhor trabalhado. Talvez a versão editada tenha ficado mais aproveitável.

  2. Joanna disse:

    Ano que vem teremos O Lacre do Querer vs. Novo Mundo. Quem ganha?

  3. José disse:

    O Fábio sintetizou: Velho Chico, a novela amada por aqueles que não assistiam ela. Era um flop ignorado e jamais seria lembrado se não fosse a morte do Montagner. Apanhava de duas novelas bobinhas das 18h e 19h diariamente. Mas parece ser feio admitir que uma novela com produção caprichada é péssima e merece perder pra uma comedia romântica mexicanizada protagonizada por elenco da Malhação. Totalmente Demais foi uma novela deliciosa, a que mais me entreteu em 2016 e ponto final. É pra ela minha torcida, tô cagando pra direção, fotografia, trilha sonora ou elenco de Velho Chico ou Liberdade Liberdade. Eram péssimas e hipocrisia é algo que não me pertence, lamento.

    Ah, e se elenco e direção salvassem alguma coisa, vocês podiam ficar até amanhã aqui elogiando O Rebu, Saramandaia e Os Dias Eram Assim.

    Velho Chico não foi uma proposta ambiciosa, a questão é que a Globo achou que seria uma novela rural normal, estilo Pantanal/Renascer, aquelas dos anos 90, e veio uma Hoje é Dia de Maria que era evidente que não ia fazer sucesso. A história batida de famílias de fazendeiros rivais com dois membros apaixonados em meio a discussões sobre educação, direito ao voto, direitos trabalhistas rurais e reforma agrária talvez fosse dar uma audiência interessante se não fosse o Luiz Fernando Carvalho brincando de diretor húngaro de cinema alternativo. A Globo não so concorda comigo como também o demitiu. O Jayme Matarazzo talvez tivesse dado alguma dignidade a Velho Chico.

    • osnar disse:

      bem menos, velho chico foi um relativo sucesso, e é um primor artístico. melhor flopar com uma novela linda do q com uma novela lixo (a regra do jogo, a lei do amor, etc..) e totalmente demais é uma novelinha das 7 bem genérica, aliás, como tem sido todas as dos ultimos anos.

  4. Biel disse:

    A novela turca merece ganhar por vários motivos: fotografia, direção, história. Aliás, acho que não existem novelas mais bem produzidas que as turcas, pois TODAS as cenas são gravadas em externas, as emissoras devem gastar rios de dinheiro na produção, não tem essa de gravar em chroma key para ter um custo menor. O texto também tem baixas margens para erros. Como elas são exibidas apenas uma vez por semana, os autores não precisam escrever freneticamente como a Glória Perez. Eu nunca vi um furo sequer em Mil e uma Noites, Fatmagul, Sila e Ezel. O curioso é que as novelas turcas são extremamente parecidas com as mexicanas, com a diferença que o acabamento das turcas é impecável

  5. douglas 2.0 disse:

    Me bloquearam?

  6. Fabiana disse:

    kkkkkkkkk!Totalmente demais foi de amada em 2015 pra odiada em 2016.Eu fico impressionada em como o povo superestima as coisas pra depois ficar criticando.Td+ nunca foi lá essas coisa,era uma novela simples,com enredo simplório,mas que agradava por ser competente ao se assumir como um clichezão.Aí vem vcs e questionam mil e uma qualidades que a novela nunca se dispôs a ter e depois ficam criticando como se fossem os hipters diferentões.Será que novela boa só depende de fotografia e de boa direção?Td+ podia carecer desses elementos mais pelo menos tinham uma história boa a ser contada e acho que isso é o que torna um folhetim em algo bom.Quantas novelas nós já vimos com fotografia e direção primorosas e a história deixava a desejar?

    • douglas disse:

      Eu cago e ando pra questões técnicas a menos que sejam em novelas em q elas são importantes dentro da trama. Acontece que esse prêmio valoriza MUITO a fotografia e a direção na hora dos votos. E nesse quesito VC é obviamente superior a TD+. Aspectos técnicos a a parte, eu sempre achei TD+ péssima e acho bizarro uma novela dessas concorrer a um Emmy internacional. Ainda mesmo levando em conta que ela foi escolhida ao invés de Liberdade, Liberdade.

    • William disse:

      Assino embaixo do que você está falando. Totalmente Demais nunca foi uma grande novela. Não tinha uma grande história totalmente original, era cheia de clichês, uma história bem simples como você disse. Mas era uma novela gostosa de se ver, porque o texto e os atores transmitiam uma coisa boa. Totalmente Demais era totalmente previsível, totalmente clichê, totalmente simples, mas tudo era apresentado de um jeito totalmennte especial e envolvente que, mesmo sabendo onde ia parar a história, a gente gostava de assistir.

  7. Chris Freires disse:

    Olha,se for pela a história que mais interessa como entretenimento Totalmente Demais ganha. Porém Velho Chico tem o que as demais novelas da Globo que venceram a premiação também tinha,fotografia boa,o trailer fica mais bonito.

  8. William disse:

    Não entendo essa implicância com Velho Chico. Na minha opinião, a única coisa ruim da novela era a lentidão. Mas eu AMEI essa novela. Ela tinha uma beleza não so estética… É difícil explicar, mas parece que havia uma sintonia, uma harmonia entre as cenas, os diálogos, a trilha sonora, as atuações… Falando em atuações, chegava a me arrepiar vendo a interpretação maravilhosa de atores como Selma Egrei, Antônio Fagundes, Camila Pitanga, Domingos Montagner, Dira Paes, etc… Além disso, as histórias não eram superficiais, eram bem profundas, desde a mais simples até a mais complexa. Reclamam da história, mas sei lá, eu gostava muito dos temas e dos discursos políticos e filosóficos: era uma novela que a gente não via uma coisa mastigada, mas a gente podia refletir, tinha que pensar junto, dava pra conversar altos assuntos sobre ela com as pessoas!!! Reclamam tanto de clichês e novelas parecidas uma com as outras… Ta aí, Velho Chico era diferentona em vários sentidos. Enfim, era uma novela maravilhosa, o povo que parecia ter preguiça de pensar diante das histórias ou não sabia apreciar a “poesia” das cenas – trilha sonora – diálogos – atuações…

    • Biel disse:

      Velho Chico diferentona? Ela foi igual a todas as outras novelas do Benedito. Ah, Velho Chico era também uma novela baixo astral, carregada, os personagens passavam o tempo todo falando em morte e todo diálogo tinha que ter uma poesia no meio. Uma hora ou outra os personagens podiam falar como gente normal, mas até os analfabetos filosofavam a todo instante, isso enjoava

      • William disse:

        Discordo em partes, so senti ela mais baixo astral e carregada depois da morte do Domingos. Mas, por exemplo, a cena do casamento do Santo no final da novela foi uma coisa maravilhosa, linda, emocionante. Mesmo a gente sabendo que não era o Domingos ali e eram apenas trechos de falas dele, foi muito bonito e nem um pouco baixo astral, muito pelo contrário!

    • douglas disse:

      Simples: Velho Chico não era pra todo mundo. Foi um erro transforma-la em novelas das 21h, mas já seria um erro ela como novela das 18h. Funcionaria como minissérie ou série, sei lá. Isso evitaria os claros problemas de enredo que a novela teve. Foi um projeto muito ambicioso.

      Uma pena, pois poderia ter feito história na tv brasileira.

      • William disse:

        Sim, concordo com você. Ela poderia ter funcionado melhor como “superserie” (já que a Globo chama assim agora). Porque como falei, a única crítica que eu tenho pra ela é ter sido arrastada. E indo ao ar mais tarde, talvez pegaria um público que se interessadse mais pelo estilo…

  9. Rafa disse:

    Sou team Velho Chico por representar nossa brasilidade, podem me julgar!

    E se acharem muito ainda vai ter a trinca Edmara Barbosa as 18h e o pai as 19h em breve na Globo.

  10. French disse:

    O premio vai para Velho Chico concerteza, a estética era perfeita, a trilha sonora era maravilhosa, sem falar na direção primorosa, Totalmente Superestimação é fichinha perto dessa perfeição em forma de novela. Quanto as outras indicadas, não sou capaz de opinar, acho difícil que alguma dessas novelas vençam a platinada (mas se bem que em questão de folhetim, Velho Chico e Totalmente Demais passam vergonha, uma era completamente genética e previsível e a outra era completamente arrastada quase parando, se os jurados olharem por esse lado, é bem capaz de darem o premio para uma novela turca qualquer)

  11. douglas disse:

    E se eu não me engano, não é um trailer que é exibido. É um capitulo específico da novela que é escolhido pra concorrer, igual no Emmy americano

  12. Zuleide disse:

    Senti falta das portuguesas, tinha certeza que Coração D’Ouro ia ser indicada.
    Considerando que TD é boa, mas não muito, e que não curti o ritmo lento e a fotografia borrada de Velho Chico… torcendo pra turca.

  13. Ricardo Becker Maçaneiro disse:

    Sorry, mas, Velho Chico é ótima sim, para quem tem um mínimo se senso estético, é claro…

  14. Sandy disse:

    Totalmente Demais ser indicada foi a prova definitiva do jabá da Globo: não tem uma boa direção, não tem elenco estelar, não tem boa trilha sonora, muito menos estética. Nem instrumentais essa novela tem, o péssimo Luís Henrique Rios kibava de outras novelas de o beijo do vampiro a da cor do pecado. Palhaçada viu…

  15. douglas disse:

    Justiça, Adriana Esteves e Velho Chico mereceram demais as indicações.

  16. Janete disse:

    Fala mal da Rosane agora, @!!!!!! Felizmente rainha que já escreveu duas “novelas” indicadas ao Emmy, enquanto o desserviçoso do Emanuel Jacobina implorando por uma novela no horário das 7. Totally to much ícone, mas acho que Velho Chico leva, a fotografia daquela novela era perfeita.

  17. osnar disse:

    Velho chico deve ganhar, a novela com a melhor fotografia sempre ganha.

    • A Noveleira disse:

      Isso, esteticamente falando Velho Chico é primorosa. O Trailer dela vai ser de longe o mais bonito. Por mais que TotalmenteDemais tenha sido melhor dramaturgicamente.
      Vai ser tipo AvBr x LadoALado em 2013: novela popular contra novela artistica.

    • Biel disse:

      Nossa, se for por fotografia, a novela turca já ganhou. Vocês já viram como é o acabamento de uma novela turca? É uma coisa de outro nível. Acho que o que os turcos gastam para fazer a abertura de uma novela, a Globo gasta para produzir a novela inteira

  18. Biel disse:

    Passado com o nível dessa premiação, mas também é fácil selecionar as melhores cenas de Totalmente Demais, mostrando a trajetória da Eliza, que começou pobre e miserável vendendo flores e terminou rica (graças a Deus nunca vimos isso antes em nenhuma novela mexicana). Ah, só não pode enfiar no trailer as cenas icônicas da Fatinha dizendo que mudou o nome para Salamandra, cenas que só adolescentes retardadas acham graça, com todo respeito.

    Espero que a novela turca ganhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *