clara-vingativa-o-outro-lado

“O Outro Lado do Paraíso” vai de maior fracasso de todos os tempos a maior sucesso ever

Que a imprensa televisiva no geral adora criar um dramalhão sensacionalista por qualquer coisinha isso já é de conhecimento público, mas essa reviravolta que rolou com “O Outro Lado o Paraíso” foi bem difícil de prever.

Conforme já falamos aqui em outra ocasião, a novela “O Outro Lado do Paraíso” não estreou lá aquelas coisas. Enquanto a história da sereia bígama dava picos de audiência em sua reta final, foi só o começo da novela mediana de Walcyr dar uma patinadinha na audiência que nossa, todo mundo começou a noticiar que era um grande fracasso e que havia encerrado o pacto do autor com entidades superiores que sempre fizeram com que suas novelas explodissem de audiência.

Aí veio as famosas notícias de intervenção da Globo, com cortes de capítulos e readequação de conteúdo para tentar estancar a sangria. Sobrou até para a pobre personagem anã, cuja maior maldade que vinha sofrendo na novela era o texto piegas que era obrigada a recitar vírgula por vírgula. Walcyr deu aquela corridinha, chupinhou trechos inteiros de “O Conde de Monte Cristo” e começou uma segunda fase com Clara (Bianca Bin) fazendo crossfit no manicômio e Sophia (Marieta Severo) se atracando com um personagem do “Zorra Total” que a chama de potranca.

E pronto. Era isso que o público queria. A média semanal de audiência subiu nada menos que DEZ PONTOS, um número inimaginável para qualquer novela. E pior, não para de crescer: o capítulo da última segunda-feira (11) deu 40 pontos de média e o de terça-feira teve picos de 44 pontos, índices que Glorinha Perez precisou de um bom tempo para alcançar.

A estratégia de relançamento da novela (que teve Natália Thimberg narrando o plano de vingança de Clara didaticamente em todo comercial da Globo) e a mudança de perfil dos personagens (tipo a protagonista que agora ganhou um semblante de psicopata e que a qualquer momento vai enfiar uma faca no seu pescoço) funcionou e o público começou a curtir a novela. Falta agora só melhorar os diálogos cafonas e pouco naturais, mas aí é exigir muito do estilo do autor.

Fábio Garcia

Nunca tive a chance de falar "como vai, Galisteu?".

Você pode gostar...

Comenta Aí!

12 Resultados

  1. Ricardo Becker Maçaneiro disse:

    Duas coisas: Walcyr já tinha tido problemas nos começos de duas novelas na Globo: A Padroeira (1ª fase soturna dirigida pelo Walter Avancini que adoeceu e foi substituído pelo Roberto Talma que mudou o tom na segunda fase) e Sete Pecados (que só pegou quando a protagonista vilã Biatriiixxxxx perdeu sua estátua da sorte e começou a comer o pão que os verdadeiros vilões amassaram).
    Agora, na verdade, essa virada de O Outro Lado do Paraíso lembra mesmo é a de A Favorita, que só engrenou quando o público descobriu que Flora era mesmo uma assassina sanguinária.

  2. Gael disse:

    No ano anterior, esse site se enchia de matérias legais, mas agora tá horrível. Poucas matérias, comentaristas chatos e sem personalidade, e descaso por parte do Fábio e da Larissa. Enfim, durou o que tinha que durar esse trambolho

  3. Chris Freires disse:

    Tava meio óbvio que seria assim,depois de uma novela de sucesso como foi AFDQ que ja tava com todo aquele folego de final de novela,é natural uma parte do público da uma desanimada em acompanhar uma novela do comecinho. Vamos combinar que a novela só começou mesmo agora,agora que será desenvolvida a historia,antes era só um monologo pra explicar do que exatamente Clara ta se vingando.

  4. iaranym disse:

    Ahhh. Essa virada deu um novo fôlego a novela. A inspiração em um clássico como o livro Conde de Monte Cristo está lá o tempo todo e está tão descarada que fica muito fácil prever, E, como escritor, apesar de ter referências ao filme, é do livro mesmo que vem as maiores fontes.. Até o papel do Gael nessa fase, e o personagem do Patrick tem suas correspondências no livro. E culminou a reação esperada do filho, na sexta ao negar que Clara fosse sua mãe.
    Faltou a protagonista assistir a Senhora do Destino e ao filme não. Chega assim assustando o menino. kkk Prato cheio para a louca da Lívia.

  5. Mag disse:

    Duas coisas incomodam demais: o texto naaaada natural e Palmas ser retratada como se fosse uma cidadezinha de vinte mil habitantes…

    • Daniel Gonçalves disse:

      Isso é foda mesmo. Há diversas cenas em que Sophia ou Nádia referem-se a si mesmas como “as damas da sociedade de Palmas”, dando a entender que trata-se de uma cidade pequena. Ainda bem que têm a direção para dizer o contrário.

  6. Filha chata da Helena. disse:

    Desde quando a novela foi fracasso? Sempre mantinha a audiência na casa dos 31,32 pts, isso é recalque de pseudos críticos…

  7. Fabiana disse:

    Eu me pergunto como essa novela pode ter sido considerada um fracasso um dia,sendo que mantinha quase a mesma média geral de afdq na mesma época,perdendo por apenas 1 ponto?A novela só foi mal na semana do fim de O rico e o Lázaro e do começo de apocalipse que coincidiu também com mais dois dias de futebol obrigando a Globo a encerrar a novela e consequentemente prejudicando sua média.Na sexta feira dessa mesma semana a novela já tava dando picos de 31 na sexta e na segunda feira explodiu de vez.Vocês só foram pegos pelo sensacionalismo criado por sites de notícias incitados pelos colunistas pedantes da Uol Stycer e Nilson, que odeiam o Walcyr e não fazem nem questão de esconder isso.

    • Carol disse:

      A imprensa precisa de manchetes de fracasso, aí uma novela que tava na média da anterior quiseram colocar como fracasso… Acho que agora devem estar se correndo com o sucesso da novela.

  8. Douglas disse:

    Primeiro de tudo: Não houve relançamento nenhum. Tudo isso já tava na sinopse e era previsto, até porque é o ponto central da trama. A mudança da Clara, a ajuda da Beatriz, as viradas e etc. Já ta gravado há mais de um mês. E justamente por ser uma fase tão esperada é que explodiu nos números, somando isso ao fato de que quem só acompanhou as chamadas não sabia da vingança.

    Segundo, o próprio Coisas de TV fez sensacionalismo com os números da novela. Até então a audiência era praticamente a mesma do começo de AFDQ e essa comparação q deve ser feita. Não adianta comparar a reta final com reta inicial, e vocês sabem disso. Portanto, essa novela nunca foi um fracasso.

    E por último, impressionante como até num post positivo consegue cutucar o Walcyr. Segunda vez essa semana já. Tudo isso é raivinha pq ele já ta batendo na novelinha queridinha anterior?

  9. Daniel Gonçalves disse:

    É curioso analisar a situação como um todo, e aí você vê o que realmente acontece. A questão é simples “O Outro Lado do Paraíso” nunca fracassou “oficialmente”, seja pelo relativo pouco tempo de tela para afirmar tal coisa, seja pelo fenômeno que fora a novela anterior causando sempre uma natural rejeição a novela seguinte. Soma-se isso aos diálogo frívolos, personagens sem simpatia com o público (o que totalmente diferente de sem carisma, já que, particularmente, eu não conseguia ficar totalmente indiferente a nenhum personagem), sem contar os vários erros na forma de desenvolver o enredo, por exemplo: Porque Clara tinha que apanhar de Gael tantas vezes e todas de forma tão explicita (em plena época de denuncia de assédio, isso faz muito mal do que bem); Porque Estela, uma jovem inteligente e que estudou tantos anos no exterior, não arrumou um emprego ou prestou um concurso para sair do jugo da mãe? É sério que o personagem do Caio Paduan não acredita que o pai é corrupto depois de já ter ouvido a mãe dele falar que o seu marido ganha “presentinhos”? E mais várias outras pequenas incongruências que mostram o quanto Walcyr Carrasco está sendo displicente com o texto da novela.

    Mas o erro mais aparente da novela, a coisa negativa que mais temos que aturar é sem dúvida os diálogos cafonas e pouco naturais, como bem disse o Fábio. Isso é, em algum grau, marca do Walcyr desde sempre, mas piorou depois Alma Gêmea e piorou ainda mais a partir de Amor à Vida. E agora estamos no auge na falta de capacidade dele em escrever um diálogo comum, ao menos correto e adequado. E na maioria das vezes pela mesma razão: a tentativa de transmitir informação (ou melhor, enfiar goela abaixo) sobre os personagens ou contexto ao telespectador o mais rapidamente possível. Vejam a sequencia em que é nos apresentado Patrick, personagem de Thiago Fragoso, por exemplo, é algo grotesco de se ouvir.

    • Daniel Gonçalves disse:

      Mas concluindo o texto, porque “O Outro Lado do Paraíso” está fazendo realmente sucesso só agora? Simples, por que ela passou de uma história compreensível mas modorrenta para uma história empolgante, objetiva, com tramas que realmente vendem potencial. As cenas iniciais da Vingança de Clara empolgaram, já pode-se perceber a posição de cada personagem e a força de seus confrontos e Walcyr, pela primeira vez em sua vida, está inserindo coisas novas sem simplesmente demolir o que foi planejado. Agora acredito que “O outro lado do paraíso” pode ser um sucesso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *