Globo corta colaboradores de novelas e Aguinaldinho acha que a indireta foi pra ele
Em meio a muitas decepções para o povo brasileiro, como o desempenho da seleção olímpica masculina de futebol e as perguntas ofensivas do último Jogo das 3 Pistas do Silvio Santos, a Rede Globo decidiu se pronunciar sobre um problema recente envolvendo as novelas brasileiras. Já que as novelas estavam virando uma farra do boi com muitos colaboradores e a voz do autor tava se apagando, a emissora decidiu mandar cortar os colaboradores e agora os autores precisarão se virar com menos gente.
Nós, que somos especializados numa indiretinha, percebemos que esse corte foi para afetar certos autores de muita importância e que dividem a autoria com 8 autores e mais 27 colaboradores, fazendo com que uma novela das nove virar uma colcha de retalhos difícil de assistir. Acontece que Aguinaldinho Silva, autor de “Senhora do Destino” e da novela da vilã que rejuvenesceu com xixi de jacaré, achou que a indireta da Globo foi pra ele e se pronunciou.
Em seu site oficial, ele falou como funcionam as séries americanas e que segue um método muito parecido por aqui. E, por fim, falou que em “Império” dava pra ver o dedo dele em todas as cenas. Ah, e claro, sobraram umas indiretinhas criticando autores que escrevem sozinhos (e como sabemos que há apenas uma pessoa que faz isso… querdizer…).
Calma aí, Aguinaldinho. Achamos “Império” fraca não foi por causa do excesso de colaboradores. E, de qualquer forma, você acertou em pontos importantes nessa crítica, como o fato de tornar o trabalho mais proveitoso para o autor. Mas há de reconhecer que há C.E.R.T.O.S.A.U.T.O.R.E.S. que abusaram recentemente e fizeram desastres babilônicos.
Claro que parte do motivo é financeiro, pra economizar na autoria e disfarçar que está preocupada com o conteúdo. Mas acho engraçado a Globo mandar colaboradores e manter as novelas durando quase 60 minutos diários, quando o sensato seria diminuir a duração tanto do capítulo quanto da novela inteira.
“vale tudo” considerada a melhor de todos os tempos, teve 3 autores titulares, assim como babilonia.
acho que cada caso é um caso.
o fato é que autores mais velhos (AS, GB e SDA) estão preguiçosos e não escrevem algo decente há pelo menos 10, 15 anos
Nossa, eu adorei Passione e curti Fina Estampa e Império. Só o Gilberto Braga que realmente não capricha desde Celebridade.
Passione foi ótima.
PS: Desde que não se tornem Babilônia. Três autores titulares é uma vergonha.
Fábio e Larissa, vocês viram que maravilhosa a briga entre o Louro José e a esposa dele por causa da tatuagem??
O último parágrafo do texto resume tudo o que eu penso: estamos na era das séries, e é de fato muito mais atrativo e interessante histórias mais curtas. As novelas podem e devem manter seus formatos (uma história só mais longa, não precisa ser várias temporadas de 10/12 episódios), mas capítulos com arte de 30 a 40 minutos e novelas que tenham entre 90 e 120 capítulos no máximo ajudariam com certeza na redução das fases arrastadas, da barriga, seriam novelas mais ágeis e atrairiam o público. Ninguém consegue ter história pra 200 capítulos. Eta Mundo Bom, com muito menos, está chata há semanas. Velho Chico demorou uns 2/3 meses pra pegar no tranco. Salve Jorge, por mim, poderia começar direto no capítulo em que a Morena foi traficada. O esticamento de Totalmente Demais deixou a reta final da novela chata e sem assunto. O último mês de Flor do Caribe foi mais chato, sem assunto e ‘paz e amor’ que o BBB16 depois da expulsão da Ana Paula.
Enfim, é por isso que as novelas das 23h agradam um público diferenciado. E Sete Vidas provou que é possível contar uma história maravilhosa em pouco tempo. Também gosto da ideia de autores trabalharem com um número razoável de colaboradores, a Glória Perez escreve absurdo atrás de absurdo porque deve ficar exaustivamente cansada de conduzir, sozinha, novelas das 21h de 200 capítulos com 60 minutos de arte cada.